Escolha uma das áreas para começar.

A Congada

Durante a Festa de São Benedito é realizada a Congada de Ilhabela, a maior manifestação folclórica cultural caiçara, que atravessou o tempo até os dias de hoje. Acredita-se que a Congada vem sendo repetido há mais de um século e meio, mantendo as falas, música, as fantasias e a representação.

A Congada de Ilhabela conta a história de dois grupos que se desentendem por quererem ambos festejar São Benedito. A dramatização faz-se com partes faladas, cantos e danças, ao som da marimba e de atabaques.
Os congos ou congueiros, são divididos em dois grupos. O primeiro é formado pelos Congos de Cima, que representam os Fidalgos ou Vassalos, considerados cristãos, submissos ao Rei. O segundo grupo, são os Congos de Baixo ou Congos do Embaixador que são os pagãos, mouros ou infiéis.

Todos aqueles que participam da Congada de Ilhabela, o fazem por promessas. Os congueiros consideram-se "escravos" de São Benedito e nunca se apresentam em outra ocasião que não seja na festa de São Benedito.
Venha prestigiar essa festa que sempre acontece no mês de Maio!

Fonte: "Conto, canto e encanto com a minha história... Uma viagem pela história do arquipélago de Ilhabela" autor Nivaldo Simões.