Escolha uma das áreas para começar.

Sítios Arqueológicos

Muito antes da chegada dos portugueses no Brasil, as ilhas que integram o arquipélago de Ilhabela, já eram habitadas. O Projeto Arqueológico de Ilhabela, já identificaram 15 sítios pré-coloniais. A maioria deles sem encontram na Ilha de São Sebastião, Búzios e Vitória. São denominados de "Sítios Concheiros", por causa da presença de espinhas de peixes, ossos de aves, restos de crustáceos e principalmente conchas de diversos moluscos, que eram a base da alimentação desses habitantes.

Por não dominar a agricultura, viviam apenas do que era encontrado na natureza, por isso são chamados de "homens pescadores coletores do litoral" e acredita-se que tenham habitado a região desde 2500 A.P. (Antes do Presente).Nos sítios concheiros também são encontrados sepultamentos ritualísticos, objetos de adorno, além de utensílios confeccionados com pedras lascadas ou polidas.

Para fazer os alimentos, preparavam pequenas fogueiras e armavam moquéns, que são nada mais que grelhas de varas para assar ou secar a carne. Na pesca utilizavam arco-e-flecha, assim como as tribos indígenas que seriam seus possíveis descendentes.

Outros sítios arquelógicos encontrados, levantam a hipótese da existência de duas aldeias indígenas na Ilha de São Sebastião e elas fariam parte do tronco linguístico macro-jê. O material de cerâmia encontrado em sítios levam a conclusão que índios da cultura Macro Jê teriam habitado a principal ilha do arquipélago.