Escolha uma das áreas para começar.

Thomas Cavendish

O Litoral brasileiro foi alvo de diversos ataques de piratas e corsários no período colonial e muitos deles passaram pela Ilha de São Sebastião (ilha principal do Arquipélago de Ilhabela) e usavam a ilha, que era desabitada para se esconder, abastecer as embarcações de água, frutas e madeira. 

O mais famoso e conhecido deles foi o corsário inglês Thomas Cavendish. Ele atormentou o litoral brasileiro e foi muito temido pelos Thomas Cavendishportugueses. Foi o primeiro inglês e terceiro homem a circunavegar o planeta. Suas peripécias em território brasileiro começam em 1591, quando deixou a Inglaterra com intuito de chegar à China, passando pelo Estreito de Magalhães. Durante essa expedição, passou pela costa brasileira onde saqueou Vilas e Vilarejos. 

Um de seus ataques foi à Vila de Santos e São Vicente onde incendiou Engenhos, fez reféns, conseguiu roubar muito ouro e ficou sobre domínio da região por dois meses. Após os ataques, Thomas Cavendish usou Ilhabela como esconderijo e como base, passando duas vezes pela região, na segunda foi duramente atacado pelos portugueses e sofreu diversas baixas. Esses ataques fizeram com que ele não completasse sua missão, até organizou outros ataques, mas sem sucesso, que o fez sair da Costa Brasileira.

Cavendish morreu em 1592 na volta para a Inglaterra, a bordo de sua nau  Leicester.

Fonte: "Conto, canto e encanto com a minha história... Uma viagem pela história do Arquipélago de Ilhabela" de Nivaldo Simões.